Quer ter uma semana produtiva? Faça isto no domingo à noite

TER UMA SEMANA PRODUTIVA DEPENDE APENAS DE VOCÊ!

produtividade

Para as pessoas que estão correndo atrás de um objetivo bem definido, como passar em um concurso, o balanceamento de energia produtiva é primordial, ou seja, é importante que se esteja sempre disposto e motivado para manter a regularidade na rotina de estudos.

Devagar e sempre é um lema antigo, mas que tem sua sabedoria aplicada hoje com igual utilidade. Não adianta tentar abraçar o mundo com as mãos ou se desesperar diante de um cronograma, o importante é saber equilibrar um pouco de tudo que gostamos e devemos fazer. Ser produtiva exige balanceamento.

Refletir sobre aquilo nos faz sair dos trilhos é também item a se considerar na busca do equilíbrio. Somente sabendo reconhecer aquilo que nos faz mal é que genuinamente conseguimos pensar em maneiras de resolver e, em grau mais elevado, usar essas dificuldades a nosso favor de forma a ser mais produtiva.

Pensamos nisso, resolvemos abordar um tópico que dói na vida da maioria das pessoas: o domingo à noite, o fim do final de semana, a segunda-feira batendo à porta, o fim da sagrada folguinha, o recomeçar da semana…enfim, tudo aquilo que exige esforço e muita energia para seguir levando. Se a vida parece mais melancólica para você no domingo à noite,  saiba que você não está sozinho. A perspectiva de começar uma nova semana de trabalho produtiva é para muitos sinônimo de desânimo, abatimento ou da mais pura preguiça.

Mas….a boa notícia é que toda essa tristeza domingueira pode ser aliviada por pequenas e fáceis iniciativas como planejar os dias seguintes. Os ganhos para ser produtiva e armazenar energia são consideráveis. A semana não deve começar na segunda-feira e – sim – no domingo com as atividades que você visualiza, reflete, planeja, projeta mentalmente antes de executar.

Empurrar a segunda-feira goela abaixo deixando-se levar pelo automatismo, pela sentimento de inevitabilidade pode causar ansiedade e mal-estar.

Veja 4 hábitos que são possíveis de cultivar na famosa hora da moleza de domingo à noite para se ter uma semana incrivelmente produtiva:

pensador

1. Pense no que já foi realizado
Isso mesmo: o domingo à noite serve não apenas para refletir sobre o futuro, mas também para analisar o passado. Com isso, é possível avaliar o que ainda falta resolver, o que foi mal feito, o que não foi nem começado. Repasse sua lista de tarefa da semana anterior e pergunte-se o porquê algumas tarefas não receberam o status de resolvidas.

Dependendo do motivo, vale determinar um novo prazo para esses afazeres ou excluí-los definitivamente da sua agenda. Isso trará uma sensação de renovação dos seus objetivos e fará com que você se livre da eterna sensação de atraso deixada pelo trabalho acumulado.

categoria

2. Classifique as tarefas por categorias

Separe as suas atividades em categorias como “Assuntos pessoais”, “Projeto X”, “Projeto Z” etc. Quando precisar executá-las, você poderá se concentrar em um bloco específico e colocar toda a sua energia nele. Esse senso de organização gera uma sensação de controle e segurança para seu cérebro que sente que pode dar conta do recado ou que já tem por onde começar.

A técnica também ajuda a reduzir a ansiedade. Isso acontece porque olhar para um conjunto de tarefas categorizadas em tópicos é muito menos assustador do que contemplar uma longa lista de atividades misturadas de forma caótica.

relogio

3. Adiante o que for possível
É claro que você precisa descansar no domingo à noite, mas pequenas providências que facilitarão a sua semana já podem ser tomadas. Por exemplo, separar seus livros para as disciplinas de segunda-feira ou a roupa que irá usar ou deixar o café da manhã engatilhado para ser consumido são atitudes que podem ajudarão sua semana a começar mais leve.

Segundas-feiras são sempre cheias de atividades, então, tudo que puder ser feito antes será um peso a menos no dia seguinte, porque é algo a menos em que precisará pensar.

relax-copia-copia

4. Pense e relaxe
Domingo não é um dia de ação; é um dia de reflexão. Por isso, não vale a pena tentar ser “produtivo” nesse momento. É melhor aproveitar o seu tempo ocioso para pensar, com calma, nos seus objetivos e na melhor estratégia para realizá-los. Não esqueça, no entanto, que descansar é fundamental e não se deve, de forma alguma, separar um tempo exclusivamente a você fazendo algo que genuinamente gosta e que não requeira um esforço voluntário e consciente.

O caminho do meio ainda é o melhor pedido.

Que venham as provas, os concursos, o futuro! Com nossas dicas e seu esforço, nenhum entrave ficará entre você e seus sonhos!

Forte abraço!