As provas de seu concurso está chegando e você tem pouco tempo para estudar?

Sua prova esta chegando? NÃO SE DESESPERE!


O melhor a fazer é otimizar seus estudos, adicionando qualidade para driblar a falta de tempo.
Primeiramente é preciso ter organização e ordem.


Não desperdice o pouco tempo que ainda lhe resta antes da  prova. Isso não significa deixar de dormir para estudar, pois aí  será um desperdício, devido à queda de produtividade. O melhor é aproveitar o tempo reservado para estudo ao máximo, assim como o tempo que se gasta diariamente dentro do ônibus, na fila de espera do banco, na recepção do médico, consultando redes sociais e qualquer outro que implica em nenhuma produtividade.


Para otimizar os estudos, utilize técnicas que te ajudam a aprender, assimilar e memorizar. Uma das mais eficientes é criar tópicos, resumos e esquemas, depois ler e entender inteiramente o assunto! São esses resumos que irão te acompanhar para cima e para baixo, pois a qualquer hora você pode estudá-lo.


Para otimizar a leitura, que é fundamental, principalmente na hora de se preparar para aprova, a melhor forma de aproveitar é ler rápido e com eficiência! Não adianta, no entanto, ler rápido se você não entende. A velocidade se ganha de acordo com o tempo e o costume de ler. Infelizmente isso não se adquire de um dia para o outro. Portanto, mesmo não conseguindo ler rápido, leia com muita atenção, para que em apenas uma leitura você possa tirar o máximo de proveito, e se possível, faça um resumo ou tópicos do que foi lido. Devagar você aprimorando essa habilidade. Comece logo.


Qual matéria priorizar?


Como o tempo é curto e não há como aprofundar em todas as matérias, existem duas alternativas:


a) Estudar mais o que você já sabe um pouco tentando se aprofundar.
b) Começar do zero pelas matérias que você não tem nenhum conhecimento e chegar em um nível não tão profundo de todos os itens do edital.


A alternativa a ser escolhida vai depender da pontuação de cada questão. Normalmente os itens de matérias específicas valem mais pontos, pois não são do conhecimento de todos; diferente dos itens de Conhecimentos Gerais. Portanto, veja no edital do concurso qual é a pontuação de cada item e, baseado nisso, avalie qual é a melhor opção!


 Como você está na reta final, vale um esforço extra para chegar em seu objetivo. Seguem algumas dicas acessórias:


  • Estude em um ambiente com bastante luz, confortável e longe de tudo que possa tirar sua atenção. Fique longe de celulares, tv ou mídias sociais.
  • Cancele compromissos que não são urgentes e se dedique totalmente.
  • Para memorizar mais rápido as matérias, leia e fale sozinho em voz alta.
  • Faça um plano de estudo definindo exatamente o que irá estudar em cada dia da semana e em qual horário, assim você não perde tempo decidindo o que fazer.
  • Conheça o tipo de prova que a banca organizadora realiza. Dessa forma, você poderá focar melhor seu estudo nas características da sua prova.
  • Faça muitos exercícios, testes e simulados. As bancas, muitas vezes, repetem exercícios. Igualmente, os exercícios permitem que você perceba detalhes do conteúdo que você pode não ter visto na teoria.
  • Tenha material de boa qualidade sempre à mão. Assim você não se desgasta nessa procura e estuda com mais confiança.

  • Fuja da burocratização dos processos. Decida, organize e faça sem delongas!

    Você é o construtor do seu futuro!
    Forte abraço!