CAMUFLANDO A REALIDADE A SEU FAVOR?

Caro leitor,

Não se assuste com esse título. Nada ofensivo contra você. Ninguém aqui está chamando você de falso ou dissimulado. Queremos apenas alertar sobre um processo, tão natural quanto respirar, chamado “camuflagem”. Sinto dizer-lhe: todos nós a fazemos, querendo ou não.

A camuflagem é um processo da sua mente para mantê-la em equilíbrio, para evitar a “guerra civil interna”, para manter a paz no Reino da Dinamarca. A mente, percebendo que você não dará conta do que realmente está acontecendo, distorce a realidade a seu favor. Você jura, de pés juntos, que aquilo não está acontecendo.

Os fatos são únicos, mas a percepção que damos a eles depende unicamente do interlocutor.

Por exemplo, se você está sabotando momentos do seu precioso estudo, a mente manobra para você pensar que aquilo não é nada demais, que você merece, que é insignificante e incorpora aquilo como parte de um processo maior.

Resultado: os objetivos esperados não ocorrem e você fica – sinceramente – atônito sem entender por que o resultado final não está em conformidade com o planejado.

Providências simples podem ajudar a você a evitar esse terreno difícil e perigoso:

O DEMÔNIO ESTÁ NOS DETALHES

Observe que há bug no sistema quando os resultados não aparecem conforme o esperado sendo que supostamente você está seguindo todo o planejamento. Esse bug é justamente a falha gerada pelo processo de camuflagem. Repasse lentamente todos os passos. Desconfie da forma como você está avaliando. Repasse com cuidado o que se propôs a fazer e considere que algo está lhe fugindo ao planejado.

PEÇA AJUDA A ALGUÉM QUE ESTÁ FORA DA SITUAÇÃO

É de valia pedir ajuda a alguém que está fora do processo. Explique a situação e peça para que essa pessoa avalie a situação. Explique em detalhes o seu planejamento. A pessoa com certeza perceberá a falha, pois não está envolvida no processo de camuflagem. É importante que você tente ser o mais preciso possível e sem omitir fatos.

MUDE A ESTRATÉGIA

Se a equação não está fechando conforme esperada e você desconfia que está sob camuflagem, tente mudar de estratégia integral ou parcialmente. Às vezes, justamente na parte que você altera está o comportamento de camuflagem que acaba perdendo a força. Por exemplo, se você não está tendo os resultados desejados porque está matando muito tempo levantando para tomar “um gole de água” durante o cronograma de estudo, experimente estudar fora de casa ou leve uma garrafa d’água para o local de estudo. Isso irá desfazer o efeito camuflagem.

DESCONFIE SEMPRE

A desconfiança é uma posição sábia, pois ela abre precedentes para a flexibilidade. Fechar-se achando que você faz tudo certo sempre é cerrar portas para possibilidades enriquecedoras. Observe-se sempre. Tenha a mente aberta. Uma mente que está sempre alerta tem menos tendência a camuflar.

É importante não desesperar. Isso ofusca mais ainda a visão. Seja criativo e flexível com seus processos. Você pode! Você quer! Peça e ofereça ajuda sempre que for possível. A vida é feita de trocas.

Fique conosco!

Forte abraço!